Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Artigo: Planejamento Salva Vidas

Publicação:

Banner artigo Danielle Planejamento Salva Vidas v1

Planejamento salva vidas!

Qual é a notícia mais esperada dos últimos tempos? Me arrisco a dizer que é a chegada da vacina contra a covid-19 para que, tão logo liberada, possamos voltar a nos socializar, seja convivendo uns com os outros, seja retomando as atividades presencias do nosso dia-a-dia, por meio do nosso trabalho, estudo ou lazer.

Entretanto, se você é uma pessoa atenta aos noticiários, deve ter se dado conta que a tão esperada vacina de imunização contra a covid-19 agora esbarra em um outro problema: o da logística. Para que a vacina consiga chegar até você, aos seus familiares, aos profissionais da saúde e a toda nossa população, é necessário o processo de planejamento e execução do eficiente transporte e armazenamento, até que seja possível a chegada ao seu ponto de consumo.

Só que aí é que se encontra o problema. Estamos percebendo, pelas últimas notícias veiculadas, que o atual problema do Brasil é exatamente o atraso na elaboração do planejamento da logística. Enquanto a vacina estava ainda em sua fase inicial de pesquisa, esta barreira poderia ter sido evitada, pois muitas questões já teriam sido providenciadas, ou seja, planejadas, com o intuito de que a logística se tornasse uma solução e não um problema.

Acontece que, agora, o que nos resta é a certeza de que sofreremos as consequências da falta do planejamento da logística, tornando o acesso à vacina mais tardio. O atraso da chegada das vacinas à população trará mais custos para o poder público, mais perdas para a economia, aumento da situação de vulnerabilidade, mais fome, mais desempregos, demonstrando que a falta de planejamento, por óbvio, ceifa vidas, aumentando ainda mais o número de óbitos de pessoas inocentes.

Trago esta análise para chamar atenção para o fator planejamento. Um item que me atrevo a trazer para outra seara, onde o vejo também de altíssima relevância: o campo financeiro.

O planejamento financeiro pessoal pode sim ser uma ferramenta que salva vidas!

Assim como a falta de planejamento pode destruir um sonho, a presença dele pode levar à conquista do futuro almejado.

Mas como elaborar um planejamento pessoal? Primeiro, é necessário perceber a realidade em que se vive e estabelecer os métodos para a construção de um referencial futuro. Os caminhos a serem percorridos necessitam permanente reavaliação para que ajustes possam ser realizados e rotas possam ser recalculadas, sempre tendo em mente o propósito a que se destina.

Uma vez estabelecido o processo de planejamento, é hora de agir, ou seja, de botar em prática os arranjos necessários para se atinja a meta definida. A execução das tarefas é diária, mas as consequências são para uma vida inteira, pois planejar nos leva à condição de equilíbrio entre nossas receitas e despesas. Planejar nos torna consumidores mais conscientes com o meio em que vivemos; nos assegura mais dignidade e mais qualidade de vida; nos oportuniza poupar. Planejar nos permite ter um futuro previdenciário mais confortável e tranquilo.

Enfim, planejar pode se tornar um grande e profundo ato de amor por si próprio e pelas pessoas a quem se ama, pois a liberdade que o planejamento financeiro trará poderá, sim, salvar vidas!

O artigo também pode ser lido no site do Jornal do Comércio clicando aqui.

Danielle Cristine da Silva

Servidora pública do Estado do RS e Diretora-Presidente da Fundação RS-Prev

RS-Prev