Dia Internacional da Mulher
Publicação:

"É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta."
Essa frase da consagrada filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir, que teve inegável contribuição à luta das mulheres, é um convite à reflexão para o dia de hoje.
Dispensando apresentações, 8 de março é a data símbolo de uma série de reivindicações e conquistas de direitos femininos, nos âmbitos trabalhista e social. Mas o que essa frase e essa data significam exatamente para a RS-Prev? A resposta é simples: tudo. A Fundação é feita, em sua maioria, por mulheres. Elas estão presentes na presidência, na administração, na seguridade, no jurídico e nos órgãos colegiados. São profissionais altamente competentes e dedicadas que exercem suas atividades com maestria e impulsionam nosso crescimento.
Em paralelo, não deixam de exercer seus papeis de mães, filhas, irmãs, esposas, chefes de famílias, empreendedoras e estudantes. Se dividem entre dois ou até três turnos, enfrentam desafios, dificuldades, rompem barreiras e preconceitos para realizarem seus sonhos e conquistarem seus objetivos. Como se não bastasse, lidam com pressões e estereótipos de gênero onde a sociedade as limita a serem frágeis, bondosas, dependentes e preocupadas com a aparência.
Podem sim ser reconhecidas dessa forma, mas não apenas por tal. Elas são maiores e merecem mais. Nossas colaboradoras são exemplos de inspiração, resiliência e independência para outras mulheres. Além de parabéns, no dia 8 de março e em todos os outros, elas merecem respeito e equidade de oportunidades para serem o que elas quiserem ser.
Ainda há um caminho muito longo a ser percorrido. Neste Dia Internacional da Mulher, muito mais do que promover a reflexão, a RS-Prev reforça seu comprometimento de continuar sendo um ambiente que valoriza todas as mulheres, em especial suas colaboradoras.
Texto: Andressa Manczak, filha, irmã, esposa, estudante e colaboradora da RS-Prev.