Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS-Prev publica novo perfil da campanha Quem é Quem!

Publicação:

2  CARD ELIS
.

E a Campanha “Quem é Quem na RS-Prev”continua!

Hoje, apresentamos nossa Gerente Institucional e responsável pela captação de municípios para adesão ao Plano RS-Municípios, Elisângela Hesse. 

 Elis, como gosta de ser chamada é natural de Ibirubá/RS e filha de pai bancário, por conta disso já morou em várias cidades do Rio Grande do Sul, até que seu pai se aposentou em Santo Ângelo/RS e lá fixou residência.

Foi em Santo Ângelo que cursou a Faculdade de Direito na IESA e fez o estágio curricular na Autarquia Federal - INSS, onde teve seu primeiro contato com o Direito Previdenciário. Ouviu certo dia do Procurador Chefe da Procuradoria do INSS que direito previdenciário é um vício, uma cachaça. E Elisângela concorda: “Depois desse primeiro contato com o mundo previdenciário, nunca mais consegui sair, é uma verdadeira paixão estudar o sistema previdenciário brasileiro”, complementa.    

Depois de formada Elisângela foi advogada credenciada pela AGU no período de 2001 a 2009 com atuação na Procuradoria Federal Especializada do INSS de Santo Ângelo, onde acumulou grande experiência em Previdência Social.

Já em Porto Alegre foi convidada para ser Assessora Jurídica da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS no período de 2014 a 2021, onde desenvolveu importante estudo com os gestores dos RPPS dos municípios gaúchos, o que culminou no TCC de sua pós graduação na UFRGS: “O DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS MUNICÍPIOS GAÚCHOS: Um comparativo entre os deficitários e os superavitários”que mereceu destaque em duas páginas do jornal Zero Hora (conta com orgulho). 

Elisângela se considera uma pessoa focada, persistente e comprometida com o trabalho. “Também gosto de viajar, estar com minha família e amigos, cozinhar, jogar cartas com meu filho Pietro, brincar com minha cachorrinha Cacau e tomar um bom vinho com meu esposo Orestes”, diz.

Como esse é o último ano para que os municípios cumpram a última etapa da reforma da previdência, que é a adesão a uma EFPC, o objetivo do trabalho da especialista é justamente expandir a entidade e fazer crescer o plano. “Pensado ainda em 2016, quando foi criada a Fundação, o Plano RS-Municípios está apto à adesão de mais de 2 mil entes federados do Brasil”, acrescenta.

Com mais de 20 anos de atuação profissional em direito previdenciário e direito público, Elisângela acredita que está no lugar certo, contribuindo para o avanço da entidade e para seu próprio crescimento. “Em 2021, o Plano RS-Futuro e o Plano RS-Municípios completam, respectivamente, cinco e um ano de existência. Por isso, a RS-Prev se consolida como uma entidade muito à frente de seu tempo, pois antes de ser uma obrigação a instituição da previdência complementar pelos entes subnacionais, já tinha o plano estadual implementado e o plano municipal em aprovação na Previc”, explica.

“2021 me trouxe a RS-Prev de presente, pois já conhecia amplamente o Regime Geral de Previdência Social e os Regimes Próprios de Previdência Social, já do Regime de Previdência Complementar era apenas uma estudante e entusiasta, hoje o RPC e RS-Prev são minhas paixões”, afirma Elis. É um ano decisivo para os Municípios, em que grandes decisões estão sendo tomadas pelos gestores que tem como missão fazer um bom ajuste fiscal e oferecer aos seus servidores o melhor Plano de benefícios previdenciário de Previdência Complementar, acredita a advogada. “A RS-Prev se fortalece ano a ano, é uma entidade sólida e segura, composta por diretoria, conselhos e equipe comprometidas e extremamente qualificadas – minha segunda família. Os participantes dos planos da Fundação estão de parabéns por serem protagonistas e terem grande visão de mercado, pois sabem que a previdência complementar é a forma mais segura e rentável de cuidar do seu futuro”, finaliza Elisângela.      

 

 

 

Conteúdos relacionados

RS-Prev