Processo Seletivo Aberto na Diretoria-Presidência
Publicação:
A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público do Estado do Rio Grande do Sul – RS-Prev abre Processo Seletivo para preenchimento do seguinte cargo de provimento de livre nomeação: Assessor Superior, com foco de atuação na Diretoria-Presidência.
O processo de seleção é estruturado por meio de análise curricular e entrevistas individuais, podendo ser aplicados testes de conhecimento técnico e avaliação comportamental, nos moldes da Resolução do Conselho Deliberativo nº16, de 13 de abril de 2020.
Os interessados podem se inscrever até as 23h59 do dia 09 de setembro de 2025, por meio de formulário eletrônico. Serão considerados somente os currículos enviados pelo formulário indicado acima e desde que encaminhados no período de 01/09/2025 a 09/09/2025.
Abaixo, informações detalhadas sobre a vaga:
ATIVIDADES SUMÁRIAS:
- Desempenhar atividades de assessoria necessárias ao exercício das competências legais, estatutárias e regimentais da RS-Prev, compatíveis com a respectiva área de atuação (compliance e controle interno), compreendendo:
- Apoio às rotinas técnicas e operacionais de sua área de atuação;
- Coleta e a consolidação de dados;
- Assessorar no controle interno, compliance e monitoramento do risco;
- Atualização de planilhas e cadastros;
- Colaborar no mapeamento de processos e na estruturação de fluxos de todas as áreas da Fundação;
- Apoio técnico aos demais processos sob responsabilidade da respectiva área de atuação, mediante a execução de atividades diversas e sob demanda do superior hierárquico;
- Apoio administrativo à equipe e à direção, incluindo a elaboração de minutas de documentos, de atas, normativos e/ou de ofícios; e
- Alimentação de dados em sistemas de informática e outras atividades da respectiva área de atuação.
ATIVIDADES ESPECÍFICAS:
- Realizar a execução de atividades relacionadas a controle interno, gestão de riscos e compliance;
- Monitorar a gestão de conformidade com regulamentações, políticas, diretrizes e código de ética e conduta, bem como auditar periodicamente a conformidade dos processos às regulamentações internas e externas e reportar desvios;
- Atuar no processo de monitoramento da gestão de riscos e compliance, detectando-os e acompanhando a implementação de planos de ação para mitigar/eliminar os riscos;
- Atuar no controle das ações institucionais (compliance) por meio do monitoramento contínuo das obrigações legais e regulatórias, conforme estruturado no Calendário de Obrigações da Abrapp;
- Elaborar, revisar e manter atualizadas as matrizes de controle e risco da Fundação, assim como os respectivos Planos de Ação decorrentes da mitigação dos riscos evidenciados;
- Atender as auditorias e alimentar os sistemas dos órgãos de fiscalização ou controle externo (Previc, TCE/RS, Receita Federal do Brasil, COAF, dentre outros);
- Elaborar textos, documentos administrativos e específicos, relatórios técnicos, apresentações, bem como os esclarecimentos às auditorias;
- Participar da elaboração de relatórios e publicações da Fundação;
- Participar em projetos específicos inerentes à área de atuação;
- Manter atualizados os instrumentos normativos e formulários da área de atuação; • Acompanhar e fiscalizar os contratos da respectiva área de atuação.
REQUISITOS EXIGIDOS:
- Formação de nível superior em Direito, Administração ou áreas correlatas. Espera-se do profissional como perfil ideal:
- Experiência profissional na área risco, controle interno e compliance, preferencialmente em órgãos da administração pública direta ou indireta;
- Conhecimento de pacote Office, e de forma avançada o Excel;
- Boa comunicação verbal e escrita;
- Perfil organizado, colaborativo, preventivo e proativo;
- Desenvoltura e bom relacionamento interpessoal; e
- Capacidade de autogerenciamento, organização, articulação, coordenação e cumprimento de demandas.
Remuneração: R$ 5.618,47 + Benefícios.
Disponibilidade de início imediato.